20060822

Um pouco de geografia

Hoje tenho para vos mostrar um pouco mais daqules salpicos de basalto algures entre Portugal Continental e o Continente Americano. Se procurarem bem no oceano Atlântico, como que a denunciar o rift, poderão encontrar o arquipélago da Região Autónoma dos Açores , o qual é composto por 9 ilhas e mais alguns ilhéus. Estas duas fotografias foram tiradas na mesma ilha: a virtuosa (afinal, no meio está a virtude!) ilha de São Jorge.
[Ponta dos Rosais]
Em cima, podem ver a ponta mais a Oeste desta ilha (Ponta dos Rosais). Se por aqui passarem algum destes dias, poderão ver, para além destas rochas escarpadas que também rodeiam toda a ilha, um enigmático farol em ruinas. Isto devido ao facto de esta zona ser de risco em caso de sismo, pois está preenchida de várias falhas, fendas no solo.
Se nos deslocarmos à ponta Este (Ponta do Topo), poderão ver que depois de ilha terminar há ainda um ilhéu (na foto em baixo) em forma quase redonda. É graças a este ilhéu e à forma comprida e estreita da ilha, que quando olho para um ponto de exclamação me recordo da ilha de S.Jorge!

[Ilhéu do Topo]

1 comentário:

Jorge Humberto disse...

claor q faltam as fotos das "lontras" estendidas ao sol na praia... :P